Autora - Maria Aparecida Ferreira Victório - Coordenadora Pedagógica
"Webquest é uma atividade investigativa,
em que alguma ou toda a informação com que os alunos
interagem provém da Internet."
Bernie Dodge
Público Alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Tema: Olimpíadas de Londres 2012
Conteúdos:
· História
ü A origem dos Jogos Olímpicos;
ü Mapa histórico dos países onde ocorreram os jogos olímpicos;
ü Conhecendo a sede 2012 – Londres;
ü A história da Tocha Olímpica.
· Geografia
ü Continente da Olimpíada 2012;
ü País - Capital; Número de habitantes; clima; relevo de Londres
ü Cidades que sediaram os jogos olímpico da Era moderna;
· Educação Física:
ü Modalidades Olímpicas;
· Matemática:
ü Quantidade de países participantes;
ü Quantidade de atletas;
ü Quadro de medalhas (o primeiro país em todos os jogos olímpicos; o Brasil e a Inglaterra );
ü Recordes Olímpicos.
ü Investimentos do Comitê Olímpico;
· Ciências:
ü Os cuidados dos atletas com a alimentação;
· Artes:
ü Os mascotes e seus significados;
ü Os arcos olímpicos, suas cores e seu significado;
· Inglês:
ü Tradução do tema da música tema da olimpíada;
· Português:
ü Leitura de textos informativos;
ü Elaboração de síntese e conclusões;
Tempo: 1 bimestre com aulas de 1 hora semanal; realizaremos então uma Webquest longa.
Formas: Acessaremos a net através das aulas semanais no laboratório de informática e os alunos realizarão as atividades em duplas. Utilizando-se de uma webquest longa.
Elaboração Webquest
Introdução
· Os Jogos Olímpicos de 2012, ou Jogos da Olimpíada XXX, serão realizados em Londres no período de de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012. Seguidamente serão realizados os Jogos Paraolímpicos de 2012, entre 29 de Agosto e 9 de Setembro de 2012. Inicialmente as cidades candidatas a recepcionar os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 eram Havana, Istanbul, Leipzig, Londres, Madrid, Moscou, Nova York, Paris, e Rio de Janeiro.
Porém em 2004 o Comitê Olímpico Internacional, reduziu o número de cidades a cinco: Londres, Madrid, Moscou, Nova York e Paris. As cinco cidades foram visitadas por delegados do Comitê Olímpico Internacional, que avaliaram itens como segurança, saúde, transporte, serviços de hotelaria e infra-estrutura. Londres foi à escolhida!
Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 serão realizados em diversos espaços Londrinos, uma mistura de novos espaços, e e zonas/instalações históricas já existentes e em outras várias instalações temporárias. Algumas das novas instalações serão reutilizadas na sua forma olímpica, enquanto que outras, incluindo os 80.000 lugares do Estádio Olímpico, serão reformados, e vários eventos serão transferidos para outros lugares da Grã Bretanha.
· Bom pessoal o objetivo dessas aulas será enriquecer o conhecimento sobre as Olimpíadas de Londres 2012, para isso faremos um caminho pela história dos jogos olímpicos.
Tarefa
· Iniciaremos os trabalhos realizando pesquisas sobre os Jogos Olímpicos, passando pela história e caminhando até as Olimpíadas de Londres.
Para isso vocês acessarão os sites sugeridos, e outros de conhecimento próprio, tendo a possibilidade de enriquecer os trabalhos finais.
Em cada aula trabalharemos uma disciplina, finalizando com um quiz sobre o tema da aula, seguindo as questões:
Aula 1 - História
1. Os Jogos Olímpicos de 2012 serão realizados na cidade de Londres (capital da Inglaterra), de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos, que se realizarão entre 29 de Agosto e 9 de Setembro. Quantas vezes Londres já sediou os Jogos Olímpicos da Era Moderna?
2. Cite 3 países onde ocorreram as Olimpíadas da Era Moderna relacionando um fato histórico de cada uma; (http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/os-jogos-olimpicos-da-era-moderna)
Aula 2 – Geografia
1. Formule uma ficha informativa com as informações sobre a Cidade de Londres, sede dos Jogos Olímpicos 2012, com as seguintes informações:
País que Pertence:
Data de Fundação:
Gentílico:
População:
Área (em km²):
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
Principais Atividades Econômicas:
Rio Principal:
Temperatura média anual:
Clima:
Pontos turísticos e culturais:
Data de Fundação:
Gentílico:
População:
Área (em km²):
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
Principais Atividades Econômicas:
Rio Principal:
Temperatura média anual:
Clima:
Pontos turísticos e culturais:
Aula 3 – Educação Física
1. Quais serão as modalidades olímpicas nas Olimpíadas 2012¿ Descreva a modalidade que você mais gosta e cite uma curiosidade sobre essa modalidade. Uma para cada participante da dupla.
Aula 4 – Matemática
1. A Olímpiada em dados. Pesquise nos sites sugeridos e respondas os itens abaixo:
ü Quantidade de países participantes;
ü Quantidade de atletas;
ü Quadro de medalhas (o primeiro país em todos os jogos olímpicos; o Brasil e a Inglaterra );
ü Recordes Olímpicos.
Investimentos do Comitê Olímpico
Aula 5 – Ciências:
1. Quais os principais alimentos de uma atleta olímpico¿
Aula 6 – Artes
1. Procure as imagens dos mascotes olímpicos da Olimpíadas de Londres 2012, copie, cole e descreva o significado de cada um e monte um com material alternativo, reciclado para expormos na escola;
2. Quais os significados dos arcos olímpicos e suas cores¿
Aula 7 – Inglês
1. Traduza a letra da música tema das olimpíadas 2012.
Aula 8 – Português
1. Elabore uma síntese com os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas sobre as Olimpíadas 2012, revise e envie por email para o professor: mariavic@hotmail.com
Processo
Suas respostas serão adquiridas através de pesquisas nos sites sugeridos e outros que vocês já tenham conhecimento.
http://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?i=13258 http://oglobo.globo.com/esportes/estimativa-para-londres-2012- mais-despesas-menos-atletas-4440101
Avaliação
· A avaliação será de acordo com a concretização de cada etapa, consolidando o resumo dos conhecimentos adquiridos.
Conclusões
· Esperamos que vocês tenham gostado dessas aulas e tenham aprendido um pouquinho mais sobre o sensacional evento dos Jogos Olímpicos.
Consideraçãoes Finais
· A elaboração de um Projeto com webquest possibilita ações mais pontuais e incentiva os alunos a usarem seus conhecimentos e sua criatividade, colaborando na execução de cada tarefa estimulando-os al a assumirem uma postura ativa no processo ensino/aprendizagem, fazendo com que este seja responsável pelo seu aprendizado bem como o de seus colegas, garantindo os objetivos preconizados de forma colaborativa.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário